Steve Vai não tocou com guitarras clássicas por causa do design “estúpido”

O guitarrista relembrou os primeiros anos da carreira e contou a longa saga em busca do instrumento ideal
Foto: A.Paes

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Atualmente, Steve Vai está plenamente satisfeito com a Ibanez JEM, sua famosa guitarra signature. Porém, no início da carreira, o músico sofreu para encontrar um instrumento que atendesse às expectativas.

| Leia também: Steve Vai sobre a paixão por compor: “Tocar rápido é desgastante, mas a melodia não”

Os problemas da Strato e da Les Paul

Em uma entrevista recente, o guitarrista contou a saga em busca da guitarra perfeita. 

“Trabalhando com Frank Zappa, percebi que, se você quer algo diferente, pode simplesmente construir. Naquela época, era um sacrilégio alterar guitarras. Se você tivesse uma Les Paul ou uma Stratocaster, você não fazia furos nela. Mas Frank fazia”. 

Steve vai revelou que os modelos tradicionais não lhe agradavam totalmente. 

“Eu gostava de certos aspectos das guitarras convencionais, mas havia limitações. Eu curtia a Strato, mas não era louco pelo som. Os captadores single-coil não eram ‘rock and roll’ para mim. Eu também não gostava do fato de ela ter apenas 21 trastes”.

“Eu adorava a guitarra Les Paul, mas ela não tinha alavanca”, completou Vai em um bate-papo no podcast Vintage Rock Pod.

Em busca do instrumento ideal 

Inspirado por Eddie Van Halen, Steve Vai decidiu fazer a sua própria versão de uma SuperStrat. 

“Então, fui a uma pequena loja de música para projetar uma guitarra para mim. Foi algo inocente. Eu não esperava que o modelo fizesse sucesso. Eu apenas queria 24 trastes em um corpo estilo Strato. Isso era único na época”.

O músico teceu críticas ao design dos modelos tradicionais. “Os fabricantes faziam guitarras com cutways, mas, mesmo assim, não dava para alcançar os últimos trastes. Para mim, era muito estúpido”. 

Contrato com a Ibanez

Mais tarde, várias empresas de guitarra procuraram Vai em busca de uma parceria. No entanto, foi a marca Ibanez que ganhou a confiança do guitarrista. 

“Quando eles fizeram o modelo JEM, achei fantástico. Aí, eles disseram que gostariam de produzir a guitarra para outras pessoas também. Então, fizemos um acordo sem precedentes que funcionou muito bem para todos”. 

Steve Vai finalizou: “Tem sido um relacionamento criativo, adorável, incrível, próspero e abundante. Em breve, completaremos 40 anos de parceria. Isso é muito legal”.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp