Em recente entrevista, John Petrucci explicou sua posição sobre o velho debate “técnica vs. emoção”. Para o guitarrista do Dream Theater, é plenamente possível atingir o meio-termo.
“Há vários guitarristas e composições que exemplificam isso. Se fossem apenas exercícios transformados em música, você poderia dizer que é algo monótono. Porém, a maioria dos guitarristas que fritam não faz isso”, disse Petrucci ao Killer Guitar Rigs.
| Leia também: John Petrucci diz que guitarra de 8 cordas “abriu uma nova dimensão” de possibilidades
“Discussão boba”
Petrucci afirmou que os músicos que têm técnica e sabem compor podem levar a música para onde quiserem. “Se você ouvir música clássica, vai perceber que todos aqueles músicos tinham de ter as habilidades necessárias para levar a música para qualquer lugar”.
“Às vezes, eles tocam com sensibilidade, controle e muita dinâmica. Já em outras ocasiões, eles precisam estar no limite da técnica para executar linhas malucas”, completou o guitarrista.
“Não acho que técnica e emoção sejam mutuamente exclusivas. Essa discussão é meio boba. Eu meio que nunca entendi isso, sabe? Se um músico é técnico, não significa que falte sentimento. Acho que isso é uma besteira”, finalizou Petrucci.