A G&L anunciou o lançamento da guitarra Espada HH. O modelo é baseado em um design “perdido” de Leo Fender, desenvolvido no fim da década de 1960.
A princípio, o instrumento lembra uma Telecaster, mas tem contornos mais arredondados. O lançamento ainda inclui captadores humbuckers e duas opções de sistema elétrico.
Projeto abandonado
Leo Fender fundou a CLF Research em 1966, empresa com a qual idealizou a guitarra Espada. Três anos depois, o esboço do instrumento estava praticamente pronto, mas foi repentinamente abandonado. No entanto, os projetos permaneceram nos arquivos da companhia.
O desenho era muito interessante, com um novo shape e um escudo diferenciado, além de uma placa metálica com formato semelhante a uma espada — detalhe que explica o nome do modelo.
Praticamente meio século depois, os irmãos Dave e John McLaren decidiram concluir o projeto da guitarra Espada. Dessa forma, mantiveram a essência original, mas adicionaram um toque moderno a fim de melhorar o desempenho e a versatilidade.
Detalhes da G&L Espada HH
Em 2020, a G&L ressuscitou o modelo com uma versão com captadores split-coil. Agora, chega ao mercado a guitarra G&L Espada HH, com um par de humbuckers. O modelo conta com duas opções de captação: passiva e ativa.
A primeira variação apresenta um par de captadores de alnico da própria G&L. A parte elétrica oferece controles de volume, grave e agudo, além de coil-split e killswitch.
Já a versão ativa é praticamente igual, mas tem um pré embutido. Nesse caso, o killswitch dá lugar a uma pequena chave de três posições que alterna entre os modos active/active-bright/passive.
De resto, a dupla de instrumentos conta com as mesmas especificações. Ou seja: corpo de alder nas pinturas sólidas e de ash nas translúcidas, braço de maple com raio de 9.5” e escala de rosewood caribenho com 22 trastes.
Os instrumentos ainda têm ferragens cromadas e marcações em bloco. Há quatro cores disponíveis: Jet Black, Vintage White, Honeyburst e Cherryburst.
A guitarra Espada HH custa cerca de US$ 2.199 no exterior.
Para mais informações, confira o site da G&L.