Em recente entrevista, Steve Vai relembrou o período em que tocou com Frank Zappa e citou o maior conselho que recebeu do artista na época.
“Ele não pressionava as pessoas, mas dava a oportunidade de você exercitar as suas habilidades. Ele tinha a capacidade incrível de reconhecer o seu potencial mais do que você mesmo e o guiar até ele”, disse Vai na conversa com Chanan Hanspal.
De acordo com o virtuoso, Frank Zappa tinha plena consciência dos limites das pessoas que trabalhavam com ele. “Ele não pedia que você fizesse coisas nas quais você não fosse bom”.
“Ele foi incrivelmente útil para mim, mostrando uma sabedoria que levei comigo por toda a minha vida. Ela foi dada a mim por meio de frases muito curtas, porque o jeito de Frank era assim”, completou o guitarrista.
| Leia também: Para Steve Vai, nem todos os guitarristas precisam saber teoria
Melhor conselho
Mais à frente na entrevista, Steve Vai revelou o melhor conselho dado por Frank Zappa.
“Depois do primeiro show que fiz com ele, estávamos tomando café da manhã no dia seguinte e perguntei: ‘Então, como foi?’. Ele disse: ‘Bem, acho que você toca guitarra muito bem, mas seu timbre soa como um sanduíche de presunto elétrico’.”
Steve Vai continuou a história: “Eu disse: ‘Por quê? Eu tenho o equipamento. Eu tenho a Stratocaster e o Marshall’. E Frank apenas falou: ‘O timbre está na sua cabeça’. Foi só isso, mas foi o suficiente. Eu refleti, entendi e coloquei em prática”.