A Gibson encontrou uma enorme coleção de projetos, esquemas e manuais originais de amplificadores de guitarra e pedais de efeitos produzidos antes de 1970.
Curiosamente, o arquivo foi recuperado por meio do site de vendas eBay. Mat Koehler, vice-presidente de produtos da empresa, revelou os detalhes da história.
“Em meu tempo na Gibson, tive a sorte de ajudar a preservar e organizar nossos arquivos históricos, bem como recuperar documentos e artefatos que estavam desaparecidos”, contou.
| Leia também: Guitarras Gibson: conheça os principais modelos da marca
“Descoberta inacreditável“
O profissional continuou: “A última descoberta é inacreditável. Para encurtar a história, recuperamos todo o arquivo de amplificadores e efeitos da Gibson Brands de 1936 a 1969”.
De acordo com Mat, o acervo inclui esquemas, plantas, listas de peças, manuais, fotos promocionais, análises de frequência, notas e memorandos, entre outros documentos.
Os materiais foram transferidos de local algumas vezes. Primeiramente, deixaram a sede da Gibson em Kalamazoo para serem guardados em Chicago. Mais tarde, sob propriedade da Norlin, o acervo mudou de local novamente, até que se perdeu.
“Incrivelmente, um ex-funcionário guardou os registros e os listou no eBay. Foi assim que fiquei sabendo”, finalizou Mat.
Pelas fotos, é possível identificar papéis que citam os amplificadores Rhythm King, Falcon e Duo Medallist. Também há itens sobre equipamentos da Epiphone e pedais da Maestro, por exemplo.
Em seguida, você pode conferir a postagem original de Mat Koehler e imagens dos documentos encontrados: