Os guitarristas que curtem Metallica sabem que a técnica de downpicking é uma das responsáveis pelo som pesado e firme da banda.
Ao contrário do que se poderia imaginar, não foi James Hetfield, mestre das palhetadas para baixo, que influenciou Kirk Hammett a tocar dessa maneira. Na verdade, foi Johnny Ramone.
Em recente entrevista, o guitarrista-solo do Metallica relembrou como passou a tocar com downpicking. “Toco assim desde criança por causa dos Ramones e dos Sex Pistols”.
| Leia também: Kirk Hammett possui 200 pedais de wah, mas um é insuperável
Amizade com Johnny Ramone
Durante o bate-papo com Rick Beato, Kirk Hammett aprofundou mais seu relacionamento com Johnny Ramone.
“Fiquei muito amigo de Johnny, que era um cara bem engraçado. Ele costumava brincar: ‘Kirk, a única banda boa de heavy metal é o Black Sabbath. E o melhor guitarrista que existe é Jimmy Page’”.
“Um dia, eu disse a Johnny: ‘Você tem sido uma grande influência para mim’. Ele não entendeu e me perguntou o porquê. Eu falei: ‘Por causa da sua palhetada! Ela influenciou muitas pessoas’.”
Por fim, Kirk disse que Johnny Ramone fazia downpicking porque era a maneira mais fácil de manter o andamento das músicas.
“Ou seja, Johnny estava marcando o tempo enquanto fazia apenas movimentos descendentes… Ele praticamente criou todo um gênero fazendo isso”, finalizou.