A Tagima anunciou o lançamento da JA-1 Gold, nova versão da guitarra assinada por Juninho Afram. Acima de tudo, o modelo chama a atenção pelas ferragens douradas e pelo acabamento diferenciado do corpo.
“É uma ideia antiga, de pelo menos 15 anos. Porém, várias coisas acabaram inviabilizando o projeto”, disse o guitarrista do Oficina G3 em um vídeo postado no canal da empresa, em que aparece ao lado do luthier Marcio Zaganin.
Detalhes da guitarra Tagima JA-1 Gold
O instrumento foi apresentado oficialmente no Tagima Dream Team 2023, que ocorreu na última semana na cidade de Atibaia, em São Paulo. Com tiragem inicial de apenas dez unidades, a JA-1 Gold é fabricada no Brasil.
Tem corpo de cedro, headstock exclusivo, braço de pau-marfim com corte radial e escala de pau-ferro com 22 trastes de inox. Os inlays da escala são feitos de pau-marfim e formam uma inscrição em hebraico que significa “Deus é minha salvação”.
Um aspecto interessante é que o acabamento do corpo apresenta poros abertos. Segundo Juninho, não se trata apenas de um conceito visual, já que também afeta a sonoridade. “Quando você sela a madeira, acaba fechando um pouco o som”, disse o músico.
O instrumento ainda conta com ferragens douradas da Gotoh e sistema de captação HSH, desenvolvido por Zaganin especificamente para o guitarrista. “Foram dezenas de testes até chegarmos ao resultado ideal”, contou o luthier.
A parte elétrica ainda inclui pequenas chaves capazes de ligar os captadores em série e em paralelo. De acordo com Juninho, a sonoridade alternativa acaba lembrando um single-coil, mas sem o ruído característico.
Por fim, a guitarra vem com case personalizado. O preço de mercado ainda não foi divulgado.
Em seguida, confira Juninho Afram testando a nova guitarra Tagima JA-1 Gold: