A música de Frank Zappa que até hoje causa pesadelos em Steve Vai 

“Foi nesse momento que ele escreveu aquelas linhas malucas”, disse o guitarrista sobre "Alien Orifice"
Foto de Colin Hart Photography via Facebook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Em recente entrevista, Steve Vai relembrou o período em que trabalhou com Frank Zappa e explicou por que tem pesadelos com a música “Alien Orifice” até os dias de hoje. 

“Frank estava constantemente compondo vários tipos de músicas. Às vezes, ele chegava com uma partitura completa para a banda. Outras vezes, ele nos mostrava coisas durante os ensaios, criando uma peça musical que parecia ser composta nota a nota”. 

| Leia também: Steve Vai cita o melhor conselho que recebeu de Frank Zappa: “O timbre está na sua cabeça”

Linhas malucas

O guitarrista prosseguiu: “Por exemplo, ‘Alien Orifice’ veio como partitura… Eu sempre ficava muito animado quando Frank me dava  uma música. Com toda a minha ingenuidade, eu ficava tipo: ‘Ok, acabei de afiar minhas facas’.”

Steve ainda disse que, quando Frank Zappa escrevia uma partitura, não pensava especificamente na guitarra. “Era apenas uma melodia. Então, eu tinha dúvidas sobre como tocar”.  

“Em uma ocasião, sentei-me com Frank e ele disse: ‘Não se preocupe com isso’. Foi nesse momento que ele escreveu aquelas linhas malucas. Aí pensei: ‘Eu deveria ter ficado quieto (risos)’”, contou. 

Prática diária

Ainda na conversa com Chanan Hanspal, Steve Vai afirmou que “Alien Orifice” ficou tão complexa que ele precisava praticar a composição diariamente. 

“Foi um tipo de peça musical que Frank orquestrou manualmente. Embora haja apenas uma melodia, às vezes sou eu tocando, às vezes é outra pessoa, às vezes são duas pessoas… Foi uma abordagem composicional diferente”.  

Desse modo, a música foi ensaiada e passou a ser uma opção para os shows. “Frank poderia tocá-la a qualquer momento. Mas também poderiam passar dias ou semanas até que a música entrasse no setlist novamente. No entanto, eu tinha de praticá-la todos os dias”. 

Terror noturno

Por isso, “Alien Orifice” ficou gravada no subconsciente de Steve Vai a ponto de ele ter pesadelos com a faixa muito tempo depois. 

“Na verdade, essa música é um pesadelo recorrente, que tenho há décadas. Eu me vejo entrando no palco com Frank e dizendo: ‘Frank, foi há 45 anos, não me lembro dessa música’. Porém, ele começa a tocar, e eu acordo (risos)”. 

Em seguida, ouça a música “Alien Orifice”:

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp