Aos 79 anos de idade e com um legado musical mais do que consolidado, Keith Richards não tem motivos para experimentar novas tecnologias. Isso quer dizer que ele continuará usando equipamentos analógicos e ouvindo música em vinil.
No entanto, o lendário guitarrista dos Rolling Stones não só se recusa a usar aparelhos digitais, como os despreza profundamente. A revelação foi feita em uma entrevista a respeito do novo disco da banda, Hackney Diamonds, que será lançado no próximo dia 20.
“Estamos todos em boa forma. Não estamos olhando uns para os outros e dizendo que o tempo acabou”, disse à BBC.
Boa parte do novo álbum foi gravada ao vivo no estúdio. “Eu gosto do que é real. Na verdade, gravamos esse disco principalmente para vinil. É, de longe, o melhor som.”
“Equipamentos digitais são brinquedos. São sintetizadores… E, agora, você tem a inteligência artificial, que é ainda mais superficial e plástica. O vinil oferece o que é real, e eu prefiro ouvir assim”, completou.
| Leia também: Keith Richards fala sobre músicas que tem dificuldade de executar
A batalha de Keith contra a artrite
Apesar de sua atitude inabalável, Keith trava uma luta contra uma dura inimiga: a artrite. Perguntado se a inflamação das articulações tem atrapalhado a sua forma de tocar guitarra, ele explicou:
“Não tenho dúvidas de que sim. Porém, não sinto dor, já que se trata de uma espécie de versão benigna da doença. Acho que, se desacelerei um pouco, provavelmente foi mais por causa da idade.”
O guitarrista finalizou: “Quando penso que não consigo tocar algo, a guitarra acaba me mostrando que há outra maneira de fazer a mesma coisa. Algum dedo se move em outra direção, e uma porta se abre. Então, estou sempre aprendendo. Você nunca termina a escola, cara.”
Em seguida, assista ao clipe de “Angry”, single do novo disco dos Rolling Stones: