Música intelectual ou emocional? Para Steve Vai, o segredo é unir os dois conceitos: “Eu quero tudo”

“Essa é a minha exigência”, garantiu o guitarrista ao falar sobre a arte de compor
Foto de Rami Marjamäki via Facebook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Em recente entrevista, Steve Vai refletiu sobre as duas principais formas de criar música: a intelectual e a emocional. Segundo o renomado guitarrista, unir os dois conceitos é a chave do sucesso. 

“Quando você está criando algo, seja uma peça musical, um café da manhã ou qualquer outra coisa, a maneira como você se sente flui para o produto”, explicou à Guitar Interactive

“Se sua abordagem é intelectual e acadêmica, isso invoca um certo sentimento no ouvinte. Mas, se seu estado mental é mais emocional, não há como impedir que isso flua para a música que você está criando.”

| Leia também: Startup oferece curso completo de guitarra online com desconto de 92%

Mescla do intelecto com a emoção

Steve Vai revelou que faz questão de unir os dois aspectos em suas composições. “Eu quero tudo. Essa é a minha exigência. Quero ter a compreensão intelectual da música e também quero que minha composição esteja ligada aos meus sentimentos.”

Ele também observou que abordar uma peça musical como “uma ideia matemática” pode trazer “grandes recompensas”, mas também pode soar “totalmente intelectual”. 

“É empolgante em diferentes níveis. Porém, aqueles que são apenas estimulados pela pura emoção acabam experimentando a música de outra forma. Todos são diferentes. Ninguém está errado”, adicionou.

Exemplo prático

Steve Vai nomeou a música “Apollo in Color”, de seu último álbum, como um exemplo do esforço para combinar os fatores intelectual e emocional.

“Para mim, é uma peça musical muito emocionante, mas a construção exigiu que eu colocasse a estrutura no papel”, concluiu. 

Em seguida, ouça a música “Apollo in Color”, citada por Steve Vai:

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp