Em recente entrevista, Steve Vai explicou por que é fã do equipamento digital Fractal Axe-Fx — embora o guitarrista não use as modelagens de amplificadores da unidade, ele garantiu que a baixa latência e a integridade do sinal são praticamente insuperáveis na categoria.
“O Fractal Axe-Fx é um processador de sinal em forma de rack. Então, no momento em que você pega sua guitarra analógica e a coloca em um processador digital, a qualidade do que sai é baseada nos conversores e no custo aplicado na produção do equipamento”, iniciou.
| Leia também: Para Steve Vai, aceitar própria incapacidade é segredo para tocar Eddie Van Halen
Nave espacial
Na conversa com Dean Delray, Vai contou que testou muitos equipamentos similares ao longo da carreira, mas sem sucesso. “Tentei muitas vezes. Peguei meus lindos sons analógicos e os passei através de ‘coisas estranhas’, mas o som simplesmente não saia do outro lado como eu esperava.”
“Posso detectar uma latência de 3 milissegundos, e muitos desses aparelhos têm atraso de 12 a 15 milissegundos. O Fractal é uma fera nesse aspecto. É o rack com a melhor qualidade de sinal que já ouvi. O tempo de atraso é praticamente imperceptível”, garantiu o músico.
Ele finalizou: “O Fractal retém a integridade do sinal da melhor maneira que os conversores podem fazer em equipamentos digitais hoje em dia. É uma nave espacial. Quando você abre o ‘capô’ do Axe-Fx, é uma estação espacial, cara. Você pode fazer qualquer coisa. É à prova de balas.”