Mateus Asato é figura certa no topo de qualquer lista dos guitarristas mais influentes da atualidade. No entanto, o que pouca gente sabe é que o talentoso campo-grandense passou muito perto de seguir outro caminho profissional: a medicina.
A “virada de chave” ocorreu em 2010, quando ele tinha apenas 16 anos de idade e vivia uma espécie de conflito interno. Porém, ao vencer o concurso Double Vision DVD, Mateus ganhou a confirmação de que precisava — o seu propósito estava, sim, relacionado à música.
Quem contou essa história em detalhes em um novo vídeo foi outro guitarrista, Sydnei Carvalho, que, ao lado de Alex Martinho, teve participação ativa na organização da disputa musical de quase 14 anos atrás.
Mateus Asato, por sua vez, postou um depoimento muito interessante nos comentários. A seguir, confira o texto na íntegra e, mais abaixo, o respectivo vídeo, que inclui o registro da apresentação de Mateus no concurso de 2010.
“Boas memórias, Sydnei. Se hoje estou onde estou, devo muito a você e ao Double Vision Contest. A ‘virgulazinha’ que sustentou todo esse parágrafo da minha trajetória musical até então; o sinal verde que eu precisava receber.
Obrigado por não apenas ter idealizado o concurso com o Alex, mas também ter sido aquele que me indicou sobre o Musicians Institute. Eu tinha 16 anos, no 2º ano do Ensino Médio, mais apto a escolher medicina do que música, quando então veio o Double Vision.
E, exatamente como você mencionou, aos 45 do 2º, enviei meu vídeo. Despretensioso, desesperançoso, encontrei meu nome nos 8 finalistas, o que foi tamanha surpresa. Um mês depois, recebia a mais improvável delas: ter meu nome mencionado de forma unânime entre todos os jurados, me levando ao posto de ‘vencedor’ do concurso. O resto é história. Tudo mudou depois daquele 20 de setembro de 2010.
Eterna gratidão. Obrigado pela lembrança, meu amigo! Espero que estejas bem.”