Paul Reed Smith detalha influência da madeira em guitarras: ‘A espécie é menos relevante’

Profissional listou aspectos que interferem na sonoridade do instrumento

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Paul Reed Smith voltou a falar sobre o pedal das madeiras na sonoridade das guitarras elétricas. Segundo o fundador da PRS Guitars, muitas características dos materiais orgânicos impactam o timbre final do instrumento. 

“Para mim, a espécie é menos relevante do que as qualidades da madeira. Essas qualidades são: tempo que a madeira vibra quando você bate nela, quantidade de água presente depois de seca, cristalização de resinas, resistência e apelo estético”, explicou. 

Conjunto de fatores

Na coluna que escreveu para a Premier Guitar, Paul ressaltou que uma guitarra ‘mágica’ pode ser feita de muitos tipos diferentes de madeira. “Mas as madeiras precisam ter certas qualidades e serem manuseadas corretamente durante todo o processo de fabricação. Madeiras são importantes”, escreveu.

O profissional também falou sobre o funcionamento dos captadores. “Embora as diferenças tonais nas guitarras elétricas comecem acusticamente, elas persistem quando a guitarra está conectada. Os captadores são microfones, amplificando o som acústico do instrumento.” 

Segundo Paul, a sonoridade de uma guitarra é fruto da interação entre todos os componentes. “Se a madeira não importa, concluímos que o material da ponte e da pestana não importam… Devido a inúmeras experiências, acredito que, se fizermos duas guitarras idênticas com madeiras distintas, elas soarão de maneira diferente.”

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