Em uma entrevista recente, conduzida pelo host Randy Patterson do canal Boomerocity, o lendário guitarrista Eric Johnson revelou estar trabalhando em diversos projetos atualmente, mas destacou que o principal é um álbum “meio que com sabor de blues” e explicou duas razões para isso; uma delas, algo bem curioso.
Primeiro, a ideia de criar um álbum de blues veio de sua conexão com o gênero desde a infância. “Foi assim que aprendi a tocar guitarra quando eu era criança, estudando todos os grandes do blues”, comentou o guitarrista.
Mas, um outro fator intrigante que motivou Johnson a conceber este projeto foi a sobrecarga tecnológica presente na indústria de equipamentos musicais. O guitarrista mencionou que a vasta gama de equipamentos e tecnologias disponíveis hoje em dia pode ser, de certa forma, avassaladora.
“Há tanta ansiedade de opções em termos de equipamentos e toda essa tecnologia digital está ficando tão louca que eu pensei, precisamos apenas voltar ao básico de apenas tocar direto no amplificador”, revelou o músico.
Em seguida, confira a entrevista (em inglês):
Preferência pelo analógico
Em uma entrevista realizada para a Guitar World em fevereiro deste ano, Johson já havia demonstrado sua preferência pelo analógico. Ao ser questionado se cogitava trocar os amplificadores valvulados pelos simuladores digitais, o guitarrista, que é um grande pesquisador de timbres e equipamentos, foi taxativo na resposta.
“Ah, não. Neste ponto, eu diria que provavelmente não. Mas não me interpretem mal – a tecnologia está avançando. Acho que, em algum momento, tudo vai melhorar a tal ponto que talvez o digital substitua os amplificadores valvulados para muitas pessoas, mas não para mim.”