EL84: baixa potência e timbre limpo médio-agudo; drive bem rasgado nos médios. Famosa no Vox AC30.
6V6: baixa potência e timbre equilibrado; é a “versão menor” da 6L6. Famosa no Fender Princeton.
6L6: alta potência; timbre equilibrado com graves poderosos no limpo. A 6L6 se mistura com o timbre Fender limpo nos aparelhos clássicos de 50w para cima.
EL34: alta potência; equilibrada no limpo e bem rasgada nos médios quando saturada. é a válvula mais rock que existe, famosa nos Marshalls de 50/100w desde a década de 1960; responsável por tudo que a banda AC/DC fez até hoje.
O timbre da válvula é sempre mais marcante quando ela trabalha mais saturada justamente pela maior produção de harmônicos – é aí que a válvula mostra sua cara gerando a distorção harmônica de acordo com a sua característica.
Escolher um determinado amplificador apenas pela válvula de saída nem sempre pode ser uma boa. Escolher pela faixa de potência muitas vezes é mais indicado porque pode-se ter a mesma característica de timbre, mas num aparelho mais compatível com a situação em que se está tocando.
Para receber outras dicas sobre amplificadores valvulados, curta a Fan Page da Acedo Audio.