Morre no Pará o celebrado violonista Sebastião Tapajós, aos 79 anos

Músico reconhecido dentro e fora do Brasil tocou com nomes consagrados como Hermeto Pascoal, Waldir Azevedo e Sivuca
Sebastião Tapajós morte

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

O consagrado violonista paraense Sebastião Tapajós morreu nesse sábado, 2 de outubro, em Santarém (PA), após sofrer um infarto agudo do miocárdio. O artista de 79 anos era cardíaco e havia passado, anteriormente, por cirurgia no coração.

Referência no violão instrumental brasileiro, Sebastião Tapajós era dono de uma carreira reconhecida internacionalmente. Ao longo de sua trajetória iniciada na década de 1950, o músico tocou com nomes consagrados como Hermeto Pascoal, Waldir Azevedo e Sivuca.

“Essa é uma perda para o mundo artístico, ele marcou uma época de ouro. Fazendo com que todos aplaudissem o seu talento. Ele era muito humilde, avesso à propaganda. Gostava de entrar nos ambientes pelos lados, não gostava de aparecer”, lamenta Cristovam Sena, autor da biografia “Sebastião Tapajós, 50 anos de vida artística”.

O falecimento do violonista paraense foi lamentado por diversos artistas e também por representantes do Governo do Pará. Em nota, a Câmara Municipal de Santarém prestou homenagem ao violonista.

“E foi em terras mocorongas que Sebastião Tapajós escolheu para viver seus últimos dias, ficando a gratidão do nosso povo. Ao mesmo tempo, os vereadores santarenos se solidarizam com familiares e amigos desse grande artista”, diz.

A carreira e a morte de Sebastião Tapajós

Em 2017, a música “Rei Solano”, de Sebastião Tapajós, esteve presente na novela “A Força do Querer”, da Rede Globo. Entre seus álbuns de maior sucesso estão “Sebastião Tapajós & Pedro dos Santos” (1972), “Amazônia Brasileira” (1997), e “Aos da Guitarrada” (2014).

Nessa segunda-feira, dia 4 de outubro, às 7h30, será realizada uma missa de corpo presente na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. O sepultamento será às 10h, no cemitério Nossa Senhora dos Mártires, localizado na área central de Santarém.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp