Em um ano onde a pandemia fez surgir milhões de novos guitarristas, o site especializado em vendas e marketing Reverb investigou quais foram as 20 guitarras mais vendidas de 2021. Como era de se esperar, grandes fabricantes como Fender (e suas marcas), Gibson, PRS e ESP marcaram presença na lista.
A grande “vencedora” do ano sem dúvidas foi a Fender, com os modelos Player Telecaster e Player Stratocaster ocupando as duas primeiras posições, respectivamente. Completam as cinco primeiras posições a PRS Silver Sky John Mayer Signature, Squier Affinity Telecaster e Fender American Professional II Stratocaster.
O modelo mais bem colocado da Gibson é a Les Paul Standard ‘60s, na 8ª posição. Outros instrumentos da fabricante surgem ao longo da compilação, como a Gibson Les Paul Standard ’50s (9º lugar) e a Gibson Les Paul Classic (19º lugar).
As guitarras mais vendidas de 2021
Para além da Fender e Gibson, modelos de outras fabricantes também figuraram entre os mais bem colocados na lista de guitarras mais vendidas de 2021. Entre eles está a PRS SE Custom 24 (6ª posição) e a ESP LTD EC-1000 (décima posição). Uma análise completa revela que a Fender e suas submarcas dominaram o ranking, ocupando 12 das 20 posições. Confira a lista completa abaixo:
- Fender Player Telecaster
- Fender Player Stratocaster
- PRS Silver Sky John Mayer Signature
- Squier Affinity Telecaster
- Fender American Professional II Stratocaster
- PRS SE Custom 24
- Fender American Professional II Telecaster
- Gibson Les Paul Standard ’60s
- Gibson Les Paul Standard ’50s
- ESP LTD EC-1000
- Squier Affinity Series Stratocaster
- Fender American Standard Stratocaster
- PRS CE 24
- Fender American Professional Series Stratocaster
- Fender American Ultra Telecaster
- Squier J Mascis Jazzmaster
- Squier Classic Vibe ’60s Jazzmaster
- Fender American Standard Stratocaster (1986–2000)
- Gibson Les Paul Classic
- Fender Standard Stratocaster (1998–2005)