O multi-instrumentista Ian McDonald, famoso por ser um membro fundador do King Crimson e do Foreigner, morreu nessa quarta-feira, dia 9 de fevereiro, aos 75 anos de idade. A causa da morte não foi revelada, mas pode estar relacionada com um câncer que o músico enfrentava.
Segundo assessores de Ian McDonald, o músico morreu “pacificamente” em sua casa em Nova York, cercado por seus familiares. Conhecido por ser um dos arquitetos do rock progressivo, McDonald tocou teclado e saxofone no clássico “In the Court of the Crimson King” (1969), do King Crimson. Também fundou o Foreigner com o guitarrista Mick Jones e participou de diversos outros projetos musicais.
A carreira de Ian McDonald
Um dos momentos mais notáveis da carreira de Ian McDonald foi o solo de saxofone em “21st Century Schizoid Man”, do King Crimson. Também contribuiu com artistas como Honey West, Steve Hackett, John Wetton, e lançou dois álbuns solo: “Drivers Eyes” (1999) e “Take Five Steps” (2019).
Seus trabalhos mais famosos foram os álbuns “In the Court of the Crimson King” e “Red”, com o King Crimson, e “Foreigner”, “Double Vision” e “Head Games”, com o Foreigner. Por fim, atuou como produtor e músico de estúdio em diversas ocasiões, envolvendo-se com artistas como Ian Lloyd, Asia e T. Rex.