A famosa guitarra Fender Stratocaster Graffiti Yellow usada por Jeff Beck no fim da década de 1980 foi leiloada por US$ 94.500 na última semana (aproximadamente R$ 477 mil na cotação atual).
De acordo com informações da Ultimate Guitar, o instrumento tem uma grande história, pois é peça fundamental da atuação de Jeff Beck no desenvolvimento do modelo Fender Strat Plus.
Pedidos de Jeff Beck
O saudoso guitarrista encomendou a guitarra em 1986 para uma turnê no Japão, fazendo dois pedidos especiais à Fender. O primeiro foi em relação ao braço, que deveria ser maior do que o padrão.
Já a outra solicitação dizia respeito ao acabamento, que seria uma homenagem à coloração marcante do veículo American Graffiti 1932 Hotrod Coupe.
Série de modificações
No início, a guitarra, que é uma Stratocaster reedição de 1962, era equipada com uma ponte American Standard Tremolo.
Porém, mais tarde, a ferragem foi trocada por um protótipo de tremolo de dois pivôs, além de uma versão inicial das tarraxas Sperzel com trava.
Em 1989, Jeff Beck usou a guitarra redesenhada durante outra turnê no Japão. No entanto, como não ficou satisfeito com o braço e outros detalhes, decidiu devolvê-la à Fender.
Então, a empresa conseguiu readequar o braço e aproveitou para instalar um set de captadores Lace Sensor. Tais mudanças foram aprovadas por Beck, tendo papel fundamental na finalização do modelo Fender Strat Plus.
Para mais informações, visite o site da casa de leilões Bonhams.