Neste fim de semana, Nuno Bettencourt entrou em rota de colisão com o guitarrista Richard Fortus.
O motivo da discussão na internet foi uma declaração polêmica do português sobre Slash.
Entrevista inicial
Tudo começou na última semana. Em uma entrevista à mídia britânica Planet Rock, Nuno afirmou que nem todos os guitarristas se sairiam bem em uma gig com Rihanna, cantora pop que acompanha.
“Sinto muito, mas a maioria dos guitarristas que admiro não conseguiria fazer esse show”, disse Nuno.
“Quero dizer isso da maneira mais elogiosa possível. Slash é um dos maiores guitarristas de rock de todos os tempos, mas garanto – e ele seria o primeiro a dizer – que ele não tocaria uma introdução limpa de ‘Rude Boy’ da Rihanna”, exemplificou.
Posicionamento de Richard Fortus
No dia 22 (sábado), o guitarrista Richard Fortus, colega de Slash no Guns N’ Roses, fez uma postagem nas redes sociais discordando de Nuno.
“Respeitosamente, tenho que discordar. Nuno Bettencourt é um dos grandes, com certeza. No entanto, há muito pouco que Slash não poderia fazer na guitarra (se ele quisesse)”, escreveu.
“Fiz uma turnê com Rihanna antes de Nuno e passei muito tempo tocando com Slash. Esse trabalho não seria complicado para ele”, completou Fortus.
Resposta de Nuno
Ontem (23), o guitarrista do Extreme se manifestou novamente sobre o tema. Embora Nuno tenha reconhecido o erro ao citar o nome de Slash na entrevista, ele adotou um tom agressivo em relação a Richard Fortus.
“Eu sabia que isso iria acontecer. Você não pode ser abençoado e estar em várias capas de revistas de guitarra aos chocantes 56 anos de idade sem outro guitarrista agitando alguma m*rda”, escreveu Nuno.
“Estou respondendo a isso não porque dou a mínima para o que esse guitarrista pensa sobre mim. É apenas porque eu odiaria pensar que minhas poucas palavras ofenderam um herói meu, Slash, possivelmente estragando meu relacionamento com ele”.
O português prosseguiu: “Fortus, eu nunca ouvi você tocar uma nota em toda a minha vida. Tenho certeza de que você é um músico decente, mas você realmente precisava repercutir uma manchete que fez parecer que estou falando mal de outro cara?”.
“Vamos esclarecer uma coisa. Para mim, Slash é um dos maiores guitarristas de rock da minha geração e de todos os tempos. Sem dúvida, ele conseguiria tocar essas músicas. No que diz respeito à minha afirmação, houve uma má escolha de palavras da minha parte”.
“Eu quis dizer que um guitarrista de rock se sentiria como um peixe fora d’água ao tocar gêneros como reggae, R&B, electronic dance, trap e pop. Espero que Slash seja maduro o suficiente para entender o que eu realmente quis dizer”, finalizou Nuno Bettencourt.