Não é novidade que uma das marcas registradas de Kirk Hammett é a utilização de wah-wah em solos.
Em recente entrevista, o guitarrista do Metallica revelou que possui aproximadamente 200 pedais de wah em sua coleção. Ele gosta tanto do efeito que já lançou dois modelos exclusivos com a Dunlop.
No entanto, de forma curiosa, a unidade preferida de Hammett leva o nome de outro guitarrista icônico do metal: Dimebag Darrell.
“Eu só tenho um exemplar desse pedal. Uso o modelo todas as vezes que entro em estúdio”, afirmou Hammett sobre o Dunlop DB01B – Dimebag Cry Baby From Hell.
Wah-wah insuperável
As funções extras solicitadas pela lenda do Pantera saltaram aos olhos (e ouvidos) de Kirk Hammett.
“Dimebag fez um wah com seletor de frequência. É a melhor ideia! Além disso, há um boost no pedal. Quando eu estava olhando para o modelo, pensei: ‘Este é o wah que eu deveria ter feito’”, disse o músico na conversa com Rick Beato.
Hammett ainda contou que, quando a Dunlop o convidou para desenvolver um Cry Baby customizado, ele queria apenas copiar o wah-wah de Dimebag. “Não fiz isso por respeito a ele. Porém, esse é o wah para mim. É o melhor wah-wah que já foi feito”.
Sobre as críticas
Em outra parte da entrevista, Hammett disse que lida bem com as críticas relacionadas à sua suposta dependência do efeito de wah-wah.
“Eu não consigo fugir disso. Eu adoro o wah. Ele molda as notas como a minha voz… É fácil para as pessoas me provocarem, mas tanto faz. Eu adoro o efeito, tem um som ótimo e obtenho excelentes resultados”, encerrou.
| Leia também: Kirk Hammett quebrou o headstock da Gibson Greeny