O produtor musical e fonográfico Mauricio Stemberg, de 55 anos, submeteu-se a uma cirurgia para remover um tumor cerebral no Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, pelo SUS.
Durante parte do procedimento, o músico permaneceu acordado e tocou violão para garantir que nenhuma área vital de seu cérebro fosse afetada.
| Leia também: O guitarrista que reaprendeu a tocar como canhoto após acidente de carro
Convulsões e cirurgia
De acordo com informações do UOL, a descoberta do tumor cerebral veio após uma série de convulsões. Então, exames revelaram o tumor na região do lobo temporal esquerdo, que controla a linguagem em grande parte das pessoas.
Durante a cirurgia feita em julho, Mauricio foi inicialmente sedado para a realização de procedimentos computadorizados. Porém, depois, foi despertado e permaneceu consciente, respondendo a perguntas e interagindo com a equipe médica enquanto tocava e cantava.
A técnica de cirurgia acordada foi estabelecida há várias décadas. Desse modo, consiste em testar pacientes em atividades específicas durante a operação para garantir que áreas cruciais do cérebro não sejam danificadas.
Embora a maioria dos pacientes seja testada em atividades básicas, Mauricio foi uma exceção devido às habilidades musicais. Ele não sentiu dor, pois o couro cabeludo recebeu anestesia local. Embora o cérebro processe a dor de forma consciente, não possui terminações nervosas.
Aplausos
Durante as três horas em que esteve acordado, Mauricio executou composições próprias, temas instrumentais e sucessos de cantores brasileiros. Ao fim de cada peça, o paciente foi aplaudido pela equipe médica.
Outro fato interessante: o anestesista, que é músico amador, ajudou Maurício a se posicionar de forma confortável. Quando a cirurgia terminou, o profissional foi presenteado com a palheta usada pelo produtor.
Bem-sucedido, o procedimento não apenas removeu o tumor benigno de Mauricio, mas também preservou suas habilidades musicais e sua paixão pela música.