Joe Satriani recordou a época em que foi professor de guitarra de nomes como Steve Vai, Kirk Hammett e Alex Skolnick, entre outros. De acordo com o músico, cada um de seus alunos foi impressionante à própria maneira.
“Todos eles foram realmente surpreendentes. Sempre que você tem a chance de dar uma aula individual, você aprende muito sobre aquele aluno e sua personalidade”, explicou Satch à Ultimate Guitar.
“O que aprendi repetidamente foi que o talento se mostra de muitas maneiras diferentes. Você não pode olhar para um aluno e pensar: ‘Bem, se ele não tiver esse recurso específico, não seguirá em frente’”.
| Leia também: Ex-aluno relembra falha em ‘teste-surpresa’ de Joe Satriani: ‘Eu me senti muito mal’
Monstros da guitarra
Referindo-se especificamente a Steve Vai, Satriani afirmou que “dar aulas para ele foi muito divertido. Tudo correu bem porque Vai estava no caminho certo para a grandeza. Ele tinha o ímpeto, o comprometimento e um ótimo ouvido”.
Satch também disse que, embora os estudantes não compartilhassem as mesmas habilidades motoras, exalavam muita personalidade. “Meu trabalho era descobrir quais informações os fariam sorrir e dizer: ‘Faça o que quiser; não me copie.’”
“O que aprendi é que, quando você tem um jovem Charlie Hunter, seguindo um jovem Kirk Hammett, seguindo Alex Skolnick e Kevin Cadogan, todos apresentam algo muito único.”
Satriani encerrou: “Eles eram muito jovens. Eu não tentaria mudá-los ou dobrá-los em minha direção. Tornaram-se guitarristas monstruosos e tiveram um efeito fantástico na história da música, o que é incrível.”