Joe Satriani tem encarado com muita seriedade o desafio de tocar as linhas de Eddie Van Halen na turnê Best of All Worlds. A série de shows também trará Sammy Hagar, Michael Anthony e Jason Bonham executando o material clássico do grupo Van Halen.
Além de buscar compreender a fundo a técnica do saudoso guitarrista, Satch revelou que deseja ter o timbre mais adequado possível para o trabalho. Por isso, encomendou um amplificador especial com a empresa 3rd Power Amplification.
“Eddie tinha um equipamento bem específico. Ele não tocou com o equipamento que eu usei, nem Steve Vai, nem Slash, nem Tom Morello, nem nenhum de seus contemporâneos”, iniciou.
| Leia também: Satriani comenta desafio de tocar linhas de Eddie Van Halen: ‘Assustador’
Som mítico
Assim, Satriani identificou sua época favorita do Van Halen. “Achei esse período em 1986. Conversei bastante com Sammy e ele disse que Eddie ainda estava usando Marshalls – na opinião de Sammy, foi o melhor timbre que Eddie tirou.”
Segundo Satch, o equipamento de Eddie não era simples na época. “Era estéreo. Então, entrei em contato com Dylana Scott da 3rd Power Amplification para que ela construísse para mim o que acreditamos que será o amplificador que fará isso.”
Por fim, segundo a Guitar World, o músico explicou por que seu setup padrão não é o ideal para a turnê Best of All Worlds.
“Meu equipamento foi projetado para fazer as cordas agudas soarem gordas, porque toco todas as melodias. Mas não posso tocar o set de Sammy assim. É o som errado. Sei, no meu coração, que quero ouvir aquele som mítico de Eddie. Quero ser capaz de senti-lo”, finalizou.