Quer aprender a tocar guitarra ou outro instrumento musical sem desembolsar um tostão? Essa é a missão do Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Gerido pela Santa Marcelina Cultura, o projeto promove a segunda temporada da campanha de matrículas, que vão de 5 de agosto a 13 de setembro. Ao todo, 78.689 mil vagas estão distribuídas em 400 polos de ensino em todo o estado de São Paulo. Todas as atividades do Guri são gratuitas.
| Leia também: Startup líder em cursos online de guitarra oferece 21 meses grátis de acesso em plano promocional
Como participar do Guri
Para participar do programa, não é preciso ter conhecimento musical nem possuir instrumento. O Guri oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos). Alguns polos contam ainda com curso de iniciação musical para adultos.
A oferta de cursos e instrumentos varia de acordo com cada polo. Em geral, os aprendizes podem optar por uma diversidade de instrumentos musicais, como guitarra, violão, contrabaixo, bateria, violino, viola, violoncelo, flauta e muitos outros.
Para realizar a matrícula, é necessário comparecer diretamente no polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável se for menor de idade, portando os seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou RG (original e cópia);
- Comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar;
- RG do responsável (original e cópia);
- Uma foto 3×4 recente;
- Comprovante de endereço para consulta.
A lista completa dos cursos, endereço e telefone de cada polo pode ser acessada pelo site do Guri.