Em 2019, a icônica Fender Stratocaster preta de David Gilmour quebrou recordes ao ser leiloada por cerca de US$ 3,9 milhões, tornando-a a guitarra mais cara já vendida em um leilão na época. Não é para menos, já que o instrumento foi o principal do guitarrista durante a era de ouro do Pink Floyd.
Apesar da rica história, o músico britânico de 78 anos disse que não sente falta da guitarra Black Strat original e explicou o porquê. “A Fender fez um modelo David Gilmour signature. E é a mesma coisa, sabe? Ela faz o que tem que fazer.”
Alta qualidade
Na conversa recente com a equipe da Guitar World, o guitarrista não poupou elogios à qualidade da reedição lançada pela Fender em 2008 — na ocasião, o artista e seu técnico de guitarra, Phil Taylor, acompanharam de perto o desenvolvimento do modelo.
“A David Gilmour Signature Strat é um instrumento muito bom — e vamos garantir que continue assim. Acho que eles fizeram um trabalho extremamente bom em fazer uma guitarra linda”, garantiu Gilmour.
Por fim, ele também afirmou que o dinheiro da venda da Black Strat foi usado a favor das causas ambientais. “A instituição de caridade para a qual o dinheiro foi enviado, a ClientEarth, está fazendo o trabalho mais extraordinário em todo o mundo.”
Em seguida, confira um vídeo de demonstração da Fender David Gilmour Signature Stratocaster: