Tony Iommi e a guitarra Gibson SG são praticamente sinônimos. No entanto, há outra (e a única) guitarra pela qual o lendário músico britânico tem um carinho especial: a Fender Stratocaster branca modificada que usou no início das gravações do primeiro disco do Black Sabbath.
“Eu mesmo trabalhei naquela guitarra por um longo tempo, deixando o braço certo e os trastes mais baixos para ter a sensação exatamente como gosto”, disse na conversa recente com a Guitar World.
Saudades da Strato
Iommi também contou como um problema com a Strato o fez se apaixonar pelo modelo SG. “Começamos a fazer nosso primeiro álbum e o captador da guitarra quebrou logo no começo do processo. Naquela época, era um grande problema trocar ou consertar um captador.”
Ele completou: “Então, eu tive que usar a SG, que era meu backup. Eu a tinha há pouco tempo, então nunca a usei de verdade. Quando o captador da Strato quebrou, tive de usar a SG. Daquele dia em diante, nunca olhei para trás. Fiquei com a SG.”
Por fim, o músico destacou que aquela Stratocaster deixou saudades, já que foi “a única outra guitarra de que realmente gostou” além da SG. “Não acredito que me livrei dela. Eu pensei que a guitarra era caso perdido, então era hora de me livrar dela. Um grande erro.”