Vários aspectos podem ser cruciais para o nascimento de uma composição: um riff, uma progressão harmônica, um improviso… Para Marty Friedman, porém, ter uma melodia criativa e consistente é o principal requisito para desenvolver uma nova ideia musical.
Na entrevista exclusiva publicada na edição #133 da revista Guitarload, o guitarrista detalhou sua abordagem criativa. “Cada música é um processo diferente, mas o mais importante para mim é encontrar uma melodia forte com a qual eu possa trabalhar”, iniciou.
Ponto central
Na conversa com Marcelo Vieira, o músico citou o novo disco Drama ao detalhar seu método de composição. “Se eu tiver uma boa melodia ou um tema de que gosto, o próximo passo é encontrar formas de conectá-la e levá-la a um clímax. Sem uma melodia, não tenho por onde começar. Em Drama, eu experimentei muito, mais do que nunca.”
“O único elemento constante em todas as minhas músicas é uma grande melodia no centro”, completou Friedman. “Grande parte da música que crio parece vir de experiências de vida, e não necessariamente de experiências musicais. Quando você sente raiva, tristeza ou alegria extrema, essas emoções podem ser canalizadas para a música”, finalizou.
Leia mais na revista Guitarload
E aí, curtiu essa amostra e deseja ler o conteúdo na íntegra? Basta acessar a edição atual da Revista Guitarload, que está disponível gratuitamente por tempo limitado. Na entrevista, Marty Friedman fala sobre diversos temas interessantes, como o uso de IA na música e a cultura japonesa.
A Guitarload é um periódico virtual totalmente focado no mundo da guitarra. Todos os meses, a revista traz conteúdos exclusivos e de alta qualidade para os amantes do instrumento do Brasil. Não deixe de conferir!