Na última semana, Donald Trump anunciou o lançamento da Trump Guitars, que conta com uma linha de “guitarras patriotas” que incluem modelos autografados pelo presidente eleito dos Estados Unidos. A marca pertence à agência 16 Creative.
Agora, a Gibson confirmou que emitiu uma notificação extrajudicial para que a empresa endossada por Trump interrompa a produção de um dos instrumentos, que é claramente baseado no modelo Les Paul.
“Podemos confirmar que uma ordem de cessação e desistência foi emitida contra a 16 Creative, pois o design infringe as marcas registradas exclusivas da Gibson, particularmente o icônico formato do corpo da Les Paul”, informou a Gibson à Guitar World.
Sobre a Trump Guitars
O 47º presidente americano apresentou uma série de guitarras com referências patriotas em um recente post na rede Truth Social. O lançamento inclui guitarras e violões divididos em várias categorias — há edições assinadas, limitadas a 275 peças, com preços acima de US$ 10 mil.
O presidente eleito é retratado no site segurando uma guitarra da série American Eagle, que tem desenhos de águia e bandeira estampados em seu corpo, além da incrustação “Make America Great Again” (“Faça a América Grande Novamente”, em português).
O site da marca Trump Guitars indica que os instrumentos são “projetados e desenvolvidos sob medida por uma empresa de propriedade de veteranos com a ajuda de um mestre luthier“. As peças são obtidas por meio de “vários fornecedores”, que são “nacionais e internacionais”.