Nove anos depois de Bend, Faiska lança o quarto CD-solo da carreira, batizado de No Smoking. São dez canções instrumentais com a marca do guitarrista, que em 2013 completa 40 anos de carreira.
“Há country e surf music, mas o forte do álbum é o blues-rock, que é a minha onda”, conta Faiska, que também explica a faixa-título. “Finalmente, parei de fumar. E a música é uma forma de marcar esse momento”, conta o guitarrista de 57 anos.
O disco foi gravado ao vivo no Mosh Studios, em São Paulo, com Ximba Uchyama e Fabio Zaganin se revezando no baixo, e Mario Fabre na bateria.
Faiska explica a diferença deste para seus álbuns anteriores, especialmente Nevoeiro (1990) e Stratosfera (1994): “Na década de 1990, a tendência da música instrumental era a de muita preocupação com a técnica. A partir de Bend [2003], deixei a coisa rolar mais naturalmente, simplesmente compondo algo bom de se ouvir e tocar. é uma fase madura. Isso acabou puxando mais para o blues-rock, que tem tudo a ver com o meu jeito de tocar. No Smoking segue a mesma linha. Músicas simples que me dão liberdade de criação na hora do show”, conta.
Por enquanto, No Smoking pode ser adquirido pela loja online Faiska Official Store.