Paul Reed Smith, fundador da PRS Guitars, voltou a surpreender o mundo da guitarra com uma confissão inusitada: ele utiliza lâminas de barbear para descobrir como os captadores são encerados. A revelação aconteceu durante um episódio recente da série Rules Of Tone, onde Reed Smith leva os fãs aos bastidores da marca e mostra o cuidado extremo com cada detalhe de suas guitarras.
Conhecido por sua abordagem excêntrica, Reed Smith não se intimida com alertas de colegas experientes. “Um guitarrista muito famoso me disse: ‘Não faça isso, não faça isso, não faça isso!’. Eu disse: ‘Por que não? Preciso saber.’ No dia seguinte, o telefone tocou. Ele perguntou: ‘O que você encontrou?'”, contou o CEO.
A obsessão pelo som perfeito
No vídeo, Reed Smith aparece conversando com Chuck Lenderking, membro da equipe de engenharia de novos produtos da PRS. A dupla trabalha com guitarras de teste, modelos elétricos dissecados com slots de captadores vazios, permitindo que os componentes sejam reposicionados e analisados individualmente.
“Você pode retirar a parte eletrônica e encaixar os captadores da maneira que quiser. Parece ridículo, mas funciona muito bem. Podemos ouvir o captador de agudos, depois o de graves, e ajustar cada detalhe”, explica Reed Smith. Ele ainda acrescenta que a guitarra de teste nem sempre soa perfeita, mas justamente por isso, cada captador precisa desempenhar ainda melhor sua função.
O método de usar lâminas de barbear é apenas uma das tantas práticas inusitadas que Reed Smith adota para compreender cada nuance de seus instrumentos. Para ele, a experimentação radical é essencial para manter o padrão de qualidade da PRS Guitars, mesmo que isso signifique desafiar conselhos de músicos renomados e destruir partes de guitarras no processo.
Com décadas de experiência, Reed Smith continua provando que paixão e curiosidade podem levar a descobertas que transformam o som de uma guitarra. A dedicação em dissecar cada componente deixa claro que, para a PRS, inovação e precisão não têm limites — e que os bastidores da fabricação podem ser tão intensos quanto o palco.
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