Joe Bonamassa se uniu à Fuchs Audio Technology para lançar seu amplificador signature, o JB-ODS, um combo de 100W que busca capturar a sensibilidade e o sustain dos amplificadores Dumble Overdrive Special. Segundo relatos, Bonamassa pediu a Andy Fuchs um modelo “para transportar em Nova York, com potência e personalidade” — e o resultado excedeu suas expectativas iniciais.
Andy Fuchs adaptou seu projeto ODS-Classic, ajustando componentes e valores para refletir o gosto de Bonamassa, mantendo a base de overdrive especial, mas adicionando elementos práticos para gig e gravação.
O JB-ODS entrega dois boosts de ganho distintos: um preserva os controles de tom; o outro ignora, para empurrar o estágio de entrada de forma mais agressiva. Há ainda um botão “Brite” de três posições para alternar entre curvas de EQ, um switch “Deep” para reforçar a resposta de singles-coils, e um seletor de EQ com três posições — duas curvas distintas mais bypass.
A equalização principal é feita por controles de graves, médios e agudos, com a opção de reforço médio e frequência selecionável. Para efeitos, o amp traz loop full-time, que funciona em série ou paralelo, ideal para pedais ou unidades de linha.
Componentes, construção e manutenção sonora
O combo JB-ODS incorpora um alto-falante Celestion JB-85 de 12″, signature de Bonamassa, montado em uma caixa de pinho branco revestida com tolex preto. Internamente, o chassi de alumínio é refrigerado por ventilador de corrente contínua para manutenção de temperatura mesmo em uso intenso. O circuito é híbrido: parte em PCB, parte ponto a ponto.
A fonte tem diodos de alta velocidade e regulador para prolongar a vida das válvulas de potência, que têm bias individual para ajuste fino. Já os filamentos do pré são alimentados por DC regulado para reduzir ruídos. A comutação é feita por relés DC.
A reverberação é digital (16 bits), usando um chip Spin Semiconductor — com parâmetro “dwell” ajustável para definir intensidade do reverb. As válvulas são Ruby Tubes selecionadas da JJ, testadas, medidas e ajustadas por Andy para que cada unidade corresponda exatamente ao protótipo de Bonamassa.
O JB-ODS é um combo de 100 watts, com saídas para alto-falante de 4 Ω, 8 Ω ou 16 Ω, o que dá flexibilidade para diferentes gabinetes. Também inclui footswitch de 2 botões, e por ter conector Ethernet é possível usar um footswitch “Artist” da Fuchs para expandir o controle de funções.
De acordo com a loja oficial de Joe Bonamassa, o JB-ODS custa US$ 3.999, algo em torno de R$ 21.500 — sem considerar taxas e impostos.





