Apesar da curta duração, a formação clássica do Creedence Clearwater Revival emplacou vários hits na história do rock. Parte do segredo desse sucesso está no toque de Midas de John Fogerty, guitarrista e vocalista da fase mais gloriosa do grupo. Inclusive, seus processos de composição impressionam por serem relativamente simples e bastante diferentes.
Em conversa com Rick Beato, o músico revelou como surgiu “Fortunate Son”, uma das músicas mais emblemáticas da chamada contracultura — bandeira levantada por pessoas à margem do sistema — e trilha dos ideais mais politizados da juventude norte-americana na década de 1960.
“‘Fortunate Son’ foi a música que menos tempo gastei para escrever, cerca de 20 minutos. Isso foi em 1969, toda aquela coisa política e cultural estava fervilhando na minha cabeça. Eu já havia mostrado os acordes da música para a banda, e tinha uma vaga ideia do que [ela deveria ser]. Mas fui para o meu quarto, com uma cadernetinha e uma caneta, pensando que a música se chamaria ‘Favorite Son'”, disse.
A mudança de nome da música
Fogerty explicou que a inspiração veio de anos assistindo a convenções políticas, nas quais sempre havia alguém que se levantava para anunciar, a pedido do moderador, algo como o “filho favorito” de determinado estado — geralmente em frases do tipo “o grande estado do Texas indica seu filho favorito, Billy Saul Estes”.
Ele comentou que essa expressão era repetida à exaustão e, para ele, acabou se tornando uma forma perfeita de falar sobre política.
“Mas, em algum momento depois, entrei naquele quarto — e esse tipo de situação estava acontecendo bastante — eu não tinha nenhuma linha da música. De repente, estou sentado ali e penso: ‘Algumas pessoas nascem feitas para acenar…’ e digo: ‘Ah, isso é muito bom’, disse.
Por incrível que pareça, Fogerty alegou que estava de “mãos vazias” quando escreveu a música. “Na verdade, eu nem estava com um violão. Só estava sentado na cama, imaginando a música, porque eu já sabia exatamente como ela soaria quando eu a cantasse. E, em determinado momento, ‘Favorite Son’ acabou se transformando em ‘Fortunate Son’, completou.
Dê o play e relembre esse petardo do rock:



