Dave Mustaine resolveu falar abertamente sobre um problema de saúde que vem impactando diretamente sua relação com a guitarra — e que pode ter pesado na decisão de encerrar a trajetória do Megadeth.
Em agosto de 2025, a banda anunciou que vai se aposentar após o lançamento de um álbum final, seguido de uma turnê mundial de despedida. Em entrevista recente à MariskalRockTV, o vocalista e guitarrista explicou que não houve um momento único e definitivo para tomar essa decisão, mas que o assunto surgiu naturalmente durante as gravações do último disco.
“Minhas mãos estavam doendo muito. E um dia eu disse para a minha equipe: ‘Sabe, não sei por quanto tempo mais vou conseguir fazer isso’. Eu não disse: ‘Quero me aposentar agora’”, contou.
Mustaine então detalhou o problema que enfrenta atualmente. Ele revelou que sofre de Contratura de Dupuytren, uma condição que afeta os tendões da mão e pode fazer com que os dedos se curvem de forma permanente. “Você pode ver aqui na minha mão, tem uma linha saltada. Isso se chama Contratura de Dupuytren, e vai fazer meu dedo ficar assim”, explicou.
Além disso, ele revelou que também lida com artrite severa nas pontas dos dedos. “Já começou a repuxar um pouco. Se você olhar para as pontas dos meus dedos, elas estão severamente artríticas. Todos esses caroços tornam muito doloroso tocar”, disse.
Questionado sobre a possibilidade de cirurgia corretiva, Mustaine afirmou que prefere esperar. O receio é piorar a situação antes de concluir seus planos finais com a banda. “Se eu tentar agora, estando 95%, e a cirurgia me fizer regredir, teria sido uma decisão ruim”, explicou.
Segundo ele, a ideia é deixar qualquer intervenção para depois da despedida. “Se eu esperar até minhas mãos realmente virarem um problema e tentar, e não funcionar, pelo menos já terei feito todas as turnês, me despedido de todo mundo e não deixado nada inacabado.”





