O guitarrista e compositor Mick Ralphs, conhecido por cofundar as bandas Mott the Hoople e Bad Company, faleceu aos 81 anos devido a complicações de um AVC sofrido em 2016. A notícia foi confirmada por um de seus representantes.
Ralphs deixa sua companheira de vida, Susie Chavasse, dois filhos, três enteados e seus antigos colegas de banda, entre eles Paul Rodgers e Simon Kirke, além de milhões de fãs ao redor do mundo.
Paul Rodgers, vocalista do Bad Company, prestou homenagem: “Ele foi meu amigo, meu parceiro de composição, um guitarrista incrível e versátil, com um senso de humor maravilhoso. Nossa última conversa foi há poucos dias, rimos juntos. Não será nossa última conversa”.
Trajetória
Nascido em 1944, Ralphs começou a tocar guitarra ainda adolescente, mergulhando no blues britânico dos anos 1960. Após breve passagem pela Doc Thomas Group, ganhou destaque com o Mott the Hoople, que estourou com a ajuda de David Bowie e o hit “All the Young Dudes”.
Em 1973, Ralphs deixou o Mott para formar o Bad Company ao lado de Rodgers, Kirke e Boz Burrell, com o apoio do Led Zeppelin, que os contratou pelo selo Swan Song. O álbum de estreia da banda liderou as paradas dos EUA em 1974 e vendeu milhões de cópias.
O estilo de Mick Ralphs, sempre voltado a valorizar a música como um todo – ainda que seus riffs marcantes fossem inquestionáveis –, mostrou-se fundamental para o sucesso comercial da banda, que vendeu dezenas de milhões de discos ao redor do mundo. Ralphs seguiu como membro ativo do grupo até ser afetado por um AVC severo em 2016.
Simon Kirke também lamentou a perda: “Ele foi um amigo querido, um compositor maravilhoso e um guitarrista excepcional. Sentiremos muito a sua falta”.