O guitarrista Brian James, fundador do The Damned, morreu aos 70 anos nesta quinta-feira (6). A notícia foi confirmada por meio de sua página oficial no Facebook. Embora a causa da morte não tenha sido divulgada, foi informado que o músico partiu de forma pacífica, cercado por sua família.
Brian Robertson, seu nome de batismo, nasceu em 18 de fevereiro de 1955, em Londres. Iniciou sua trajetória musical em bandas como London SS, The Subterraneans e Bastard, antes de formar o The Damned em 1976. Foi o principal compositor dos dois primeiros álbuns do grupo britânico. Também foi responsável por criar “New Rose”, considerado o primeiro single de punk rock da história.
Após deixar o The Damned, em 1978, James fundou o Tanz Der Youth, um supergrupo que contou com ex-integrantes do Hawkwind e do Iron Maiden, chegando a abrir shows para o Black Sabbath na turnê “Never Say Die!”. Mais tarde, tocou com Iggy Pop e originou o grupo The Lords of the New Church, ao lado de Stiv Bators, lançando três álbuns.
Em 1988, retornou brevemente ao The Damned para uma série de shows que deveriam marcar a despedida da banda dos palcos, mas o grupo continuou em atividade. Sua carreira-solo teve início em 1990 com um álbum homônimo. Ao longo dos anos, envolveu-se em diversos projetos, incluindo o Racketeers, ao lado de Wayne Kramer (MC5), Duff McKagan (Guns N’ Roses), Stewart Copeland (The Police) e Clem Burke (Blondie).
Em 2022, James realizou sua última reunião com o The Damned, participando de uma série de cinco apresentações no Reino Unido com a formação original. Curiosamente, a banda encontra-se atualmente no Brasil para shows em São Paulo e Curitiba.