Durante uma entrevista para o podcast The No Cover Charge, o guitarrista do Judas Priest, Richie Faulkner, apontou o que considera ser o maior erro dos guitarristas que estão aprendendo a tocar. Para ele, a priorização da tablatura limita o desenvolvimento da nova geração.
“Muitas vezes, percebi que músicos mais jovens aprendem com os olhos. Os números na tablatura ou as notas, seja lá o que for”, disse Faulkner. “E se as tablaturas estiverem erradas, eles não percebem que estão erradas”, completou.
Falkner também deu um exemplo prático da importância de se desenvolver o ouvido. “O que a tablatura mostra é o que é, mesmo que esteja errada. Mas se você consegue ouvir, não ficará tão fora do tom. E sempre é possível fazer um bend. Se estiver prestando atenção, você sempre consegue acertar a nota certa”, argumentou.
Confira a entrevista completa de Richie Faulkner:
As tablaturas para guitarra se tornaram populares na década de 1980, quando revistas como Guitar for the Practicing Musician e Guitar World incluíam músicas com tablatura em cada edição. Assim, uma geração inteira aprendeu a tocar utilizando essa ferramenta de estudo de forma moderada.
Com a chegada do digital, o acesso a tablaturas ficou muito mais fácil. Hoje, é possível aprender solos e licks complexos de qualquer guitar hero com poucos cliques. Mas esse atalho pode ter um preço. Afinal, depender apenas da tablatura pode engessar o jeito de tocar, dificultar improvisos e até prejudicar o reconhecimento de notas desafinadas.





