Há um sério motivo para Ritchie Blackmore ter se apresentado exclusivamente nos Estados Unidos nos últimos tempos: o guitarrista sofreu um ataque cardíaco há cerca de um ano e meio, além de atualmente enfrentar outros desafios de saúde, como gota e problemas nas articulações.
Quem fez a revelação foi Candice Night, vocalista e esposa do músico. Em entrevista à TotalRock, ela explicou que o cardiologista de Blackmore não recomendou viagens aéreas devido à condição do artista.
Confira abaixo a declaração de Candice:
“Ritchie foi realmente informado por seu cardiologista que não pode entrar em um avião. Ele teve um ataque cardíaco há aproximadamente um ano e meio. Ele tem seis stents [dispositivo inserido em vasos sanguíneos para prevenir ou corrigir estreitamentos]. Não posso acreditar que ele fará 80 anos em 14 de abril, o que é loucura, porque não parece que ele tem essa idade, mas as questões médicas acabam aparecendo. Então precisamos mantê-lo feliz e saudável. E ele está lidando com gota e algumas coisas artríticas, além dos problemas em suas costas.
Está ficando mais difícil para ele, mas eu já vi pessoas mais jovens do que ele em cadeiras de rodas no palco. Acho que ele provavelmente não quer que as pessoas o vejam dessa forma. Eu já vejo de outro jeito. Da perspectiva de fã, acho que as pessoas ficariam felizes em estar no mesmo lugar que ele e ouvi-lo tocar, independentemente de qualquer coisa. Então nós meio que temos essa discussão o tempo todo [risos]. Mas ele foi recentemente ao cardiologista e eles disseram: ‘Vamos deixar as viagens de avião de lado.’ Então, espero que a gente consiga resolver tudo isso.”
Apesar dos desafios, a esperança é que, com o tempo, a situação melhore, permitindo que Ritchie Blackmore possa voltar a viajar e se apresentar mais amplamente com o projeto Blackmore’s Night.