Wolfgang Van Halen não esconde de ninguém suas referências, e entre elas uma ocupa um lugar especial: o Tool. Em entrevista recente, o músico falou sobre como a banda — e, em especial, o guitarrista Adam Jones — influenciou sua forma de pensar música, a ponto de compará-lo a um dos maiores nomes da história do rock.
“Eu acho que, em termos de cada instrumento que eu toco — baixo, guitarra, bateria e canto — cada integrante do Tool está no respectivo topo do seu instrumento”, afirmou Wolfgang à equipe do site Guitar.com.
O primeiro contato de Wolfgang com a banda foi marcante: “A primeira música que ouvi deles foi ‘Third Eye’. Isso meio que abriu minha mente — abriu meu terceiro olho, por assim dizer — sobre o que a música pode ser. Eu pensei: ‘Isso tem 13 minutos!’. Aquilo explodiu minha cabeça quando eu estava na sétima série”.
Para ele, o segredo está na simplicidade e na conexão entre os músicos. “Há poder nisso: quando Adam segura os riffs e quase deixa o baixista Justin assumir a liderança, existe uma conexão incrível.”
E a comparação vem naturalmente: “Quando o assunto é guitarra base, o Adam é quase como o Malcolm Young do metal. Ele é um guitarrista de base incrível e também um ótimo solista”.





