Steve Vai surpreendeu a todos ao anunciar uma nova guitarra signature em parceria com a Ibanez. Trata-se do modelo Ibanez PIA, que ele próprio cita, em um vídeo institucional, como uma evolução de sua clássica JEM.
O guitarrista destacou que a Ibanez JEM nasceu quando ele buscava por um instrumento que se encaixasse “na idiossincrasia de sua forma de tocar”. “Tivemos 35 anos de sucesso com a JEM e não há planos para descontinuá-la. A PIA é como uma evolução da JEM”, afirmou.
Em seguida, Vai comentou sobre um dos pnotos de destaque da Ibanez PIA: a ausência do chamado monkey grip – o buraco acima dos captadores para segurar a guitarra. O recurso foi substituído pelo petal grip, que tem a mesma dinâmica, porém, em formato de pétalas.
“O monkey grip era interessante e peculiar, muito do que eu era na época, e sabia que, em algum momento, eu iria desejar um experimento ao mudar isso. Busquei algo que capturasse o instrumento como um todo. O petal grip vem das pétalas das flores, que são a parte mais bela de uma flor. Também vem do yin e yang, que significa: equilíbro”, afirmou.
Como o monkey grip tinha contornos mais afiados, Steve Vai tentou apresentar um design mais harmônico com o petal grip. Porém, no geral, a Ibanez PIA preserva características da Ibanez JEM, como os últimos quatro trastes em formato escalopado, uma alavanca bem leve e outras características mais.
A captação, por sua vez, é diferente. “Eles foram feitos por Larry DiMarzio e trabalhei com a equipe no desenvolvimento. Começamos com o Evolution e eu queria uma sonoridade mais suave, amigável, com um pouco menos de médio e um pouco mais de saída”, afirmou.
Veja, abaixo, um vídeo em que Steve Vai apresenta a Ibanez PIA: