A recente pandemia do novo coronavírus (Covid-19) deixou o mundo todo em alerta. Uma das medidas para evitar o rápido contágio da doença é o isolamento social, em uma espécie de quarentena – não à toa, produtores em todo o mundo estão cancelando eventos e evitando que aglomerações sejam formadas.
Diante disso, os músicos são os que têm seu trabalho mais prejudicado – por uma boa razão, claro, vários deles não podem realizar shows ou outras atividades em público. Cientes da situação, as fabricantes de instrumentos Moog e Korg liberaram aplicativos gratuitos para incentivar esses artistas, em quarentena, a reforçar o âmbito criativo.
A Moog, por exemplo, disponibilizou o aplicativo Minimoog Model D, para usuários de iOS, de forma gratuita. O app traz uma biblioteca de sonoridades e efeitos que recriam o icônico sintetizador original, lançado na década de 1970.
A empresa definiu a gratuidade do Minimoog Model D como “um presente para espalhar positividade, criatividade e expressividade em um momento para desacelerar, admirar nossa força inata e experimentar o poder edificante do som. Uma chance de compartilhar a maneira como ouvimos o mundo ao nosso redor – e se isso te move, se expresse”.
A Korg, por sua vez, oferece gratuitamente o aplicativo iKaossilator para Android e iOS até os dias 20 e 31 de março, respectivamente para cada sistema. A ferramenta permite a criação de sonoridades, batidas e até músicas propriamente ditas com suas diversas opções.
“Governos pediram para que escolas, locais de trabalho e eventos em todo o mundo fechassem suas portas, fazendo tantas pessoas trabalharem e estudarem de casa. Para te ajudar a ocupar sua mente de uma maneira musical, decidimos deixar o aplicativo iKaossilator para iOS e Android gratuitamente por tempo limitado”, diz a empresa, em nota.
Para baixar, basta entrar na App Store (iOS) ou Play Store (Android, apenas no caso do iKaossilator) e pesquisar pelos nomes dos aplicativos.