A revista britânica Total Guitar, uma das publicações mais tradicionais sobre guitarra do mundo, lançou uma votação entre os leitores para que fosse escolhido o melhor guitarrista da história, na visão deles. Brian May, músico do Queen, ficou em primeiro lugar, superando outros artistas lendários como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Jimmy Page e Eddie Van Halen.
May também concedeu uma entrevista à Total Guitar para falar sobre a conquista. “Estou sem palavras. Impressionado. Isso foi muito inesperado. Claro, fico tocado pelas pessoas terem essa impressão de mim. Não me iludo pensando que, tecnicamente, eu esteja na mesma prateleira dos grandes guitarristas”, afirmou.
Em seguida, destacou que ele pode ter sido escolhido pela forma como as músicas do Queen tocam o público. “Acho que isso mostra que os meus feitos afetaram as pessoas e isso significa algo enorme para mim. Nunca vou reivindicar um título de grande guitarrista no sentido de virtuoso. Apenas tento tocar de corpo e alma”, disse.
O guitarrista do Queen se mostrou especialmente incrédulo por ter superado Jimi Hendrix na votação popular. “Jimi é o meu número um, sempre falei isso. Para mim, ele vai além do humano. É como se fosse um alienígena, nunca saberei como ele fez aquilo. Sempre que ouço Hendrix, fico emocionado e bate aquele sentimento: ou vontade de largar a guitarra, por nunca conseguir ser como ele, ou de me inspirar e fazer o que está em minha alma. Nunca parei de aprender com Jimi”, afirmou.
Ainda durante o bate-papo, May revelou que foi bastnate inspirado por Jimmy Page, do Led Zeppelin. “Ele é quase da mesma geração que eu, embora um pouco mais velho, e nós fomos à mesma escola. Ficamos bem próximos naquela época, apesar de estarmos em classes diferentes. Para mim, ele é o mestre da inventividade. Foi uma grande força do que se tornou o heavy rock. Nunca me canso de ouvir os álbuns do Led Zeppelin”, disse.
A listagem completa será revelada com o lançamento da ‘Total Guitar’, que ocorre em breve.