Um conselho de Joe Satriani é, certamente, muito valioso. O músico compartilhou o que ele acredita ser uma boa dica para guitarristas que estão tentando desenvolver um estilo próprio no instrumento.
Em entrevista à ‘GuitarGuitar’, ele disse que o melhor método para trabalhar em uma pegada identitária na guitarra é gravar a si mesmo enquanto toca. Ele também recomenda a prática diante de um espelho, para observar os movimentos que estão sendo feitos.
“É tão fácil gravar a si mesmo hoje em dia. Se você tem um celular, computador, enfim, apenas grave. Depois, ouça e desenvolva uma opinião sobre cada escala, acorde, ritmos e palhetadas que você fizer. Quando for praticar, fique diante de um espelho – não para ver se você está maneiro (risos), mas para olhar suas mãos”, afirmou.
Antes de tudo, claro, é importante praticar bastante a guitarra. “Sempre percebo o quão imprescindível é o treino na guitarra quando saio em turnê com o G3. Percebo quanto tempo cada guitarrista investe na prática. Todo guitarrista que esteve no G3 é exemplar no que diz respeito à dedicação”, disse.
Músicos que passaram pelo projeto G3, inclusive, inspiram Joe Satriani a buscar seu melhor. “No palco, eles adotam a veia do entretenimento, mas há a outra parte, do estudante dedicado. Ficam a tarde toda praticando com um metrônomo”, afirmou.