Muitos músicos sofrem, especialmente em seus primeiros anos, de medo do palco. Nita Strauss, uma das grandes guitarristas da atualidade, revelou suas dicas para essas pessoas.
Em entrevista ao canal da Rob’s School of Music, com transcrição do Ultimate Guitar, Nita Strauss disse que a melhor dica é a mais básica: praticar.
Medo de palco vem da insegurança
“Acho que a melhor dica para superar o medo do palco é a mais básica. E é uma dica chata. Você precisa praticar. Precisa treinar até chegar em um ponto onde você não precisa mais pensar no que está tocando.”
De acordo com Nita, pensar demais no que você precisa fazer em cima do palco é a “receita para o desastre”. Segundo ela, os movimentos precisam ser naturais.
“Vamos dizer que você é um jovem guitarrista e o solo está chegando, daí você tem que pensar: ‘ok, o solo está em mi menor, vou começar na 12ª casa, melhor desligar meu boost, ou aumentar, o delay vai entrar aqui’. Se você pensa nisso tudo, é uma receita para o desastre. Nem eu consigo tocar se eu pensar em tudo isso, pois vou cometer vários erros.”
A musicista destacou que mesmo com anos de carreira, não pode ocupar a mente com outros pensamentos enquanto está tocando guitarra. Caso contrário, ela própria pode errar.
“Já errei na frente de muitas pessoas porque pensei demais. Então, você precisa tirar tudo isso da cabeça e deixar sua memória muscular trabalhar. E a única forma de se trabalhar a memória muscular é com muita prática. E não só isso: você precisa praticar de pé, andando por aí, acostumando-se com o movimento da guitarra ou do instrumento enquanto você se movimenta. Não apenas de pé: é necessário andar enquanto toca.”
A entrevista pode ser assistida na íntegra, em inglês e sem tradução disponível, no vídeo abaixo.