Dá para imaginar o filme “Crossroads” sem Steve Vai na clássica cena de duelo de guitarras? Pois saiba que Stevie Ray Vaughan, lendário músico de blues, foi cotado para o papel que acabou nas mãos de Vai.
A revelação foi feita por Arlen Roth, colunista e co-criador da série de vídeos instrucionais “Hot Licks”, em entrevista à Guitar World. Steve Vai confirmou a informação, recentemente, em entrevista ao podcast Guitar Villains.
Roth foi contratado para servir como consultor do filme “Crossroads” (no Brasil, “Encruzilhada”) ainda em 1984, dois anos antes do lançamento oficial. O profissional ajudaria a dar um tom de realidade à performance do ator Ralph Macchio, que interpretava o guitarrista Eugene Martone, mas não sabia como tocar o instrumento.
“Crossroads” é centrado na lenda do músico de blues Robert Johnson, que foi contratado para gravar 30 músicas, mas só registrou 29 delas. A busca pela “música perdida” faz com que todo o enredo se conclua em uma batalha com Jack Butler (Steve Vai), guitarrista do Diabo, com quem Johnson teria vendido sua alma em troca da fama.
De Stevie Ray Vaughan a Frank Zappa, os nomes cogitados
O primeiro cotado para o papel assumido por Steve Vai foi o próprio Ry Cooder, guitarrista que atuou como diretor musical do filme e gravou a trilha sonora – inclusive as performances do personagem de Ralph Macchio. A cena chegou a ser gravada, mas o diretor Walter Hill não gostou tanto e quis outra pessoa para o lugar de Cooder.
Entra, aí, não apenas o nome de Steve Vai, mas de outros guitarristas lendários. De acordo com Arlen Roth, os seguintes músicos foram cotados para o papel: Stevie Ray Vaughan, Keith Richards e Frank Zappa, além de Vai.
É inegável: dos quatro, Stevie Ray Vaughan seria o mais próximo da temática do filme, que dialogava diretamente com o blues. Keith Richards também teve grande influência do estilo, mas SRV era “o cara” do blues naquela época.
Steve Vai em “Crossroads”
Entretanto, o papel acabou sendo oferecido para Steve Vai porque a direção do filme queria trazer um shredder, um guitarrista bem técnico e rápido no instrumento. Era o cenário perfeito para Vai colocar sua própria identidade como músico em meio àquela performance.
Em entrevista à Guitar World, no ano de 1987, Steve comentou: “Ry Cooder fez muitas outras coisas com Arlen Roth, que por alguma razão nunca foi devidamente creditado pelo filme. Arlen trabalhou muito no projeto. Ele ensinou Ralph Macchio a segurar o dedo na guitarra, para que parecesse realista. E ele gravou muitas partes de slide no filme, junto de Ry”.
Mais recentemente, ao Guitar Villains, Vai disse que não sabia que Keith Richards e Frank Zappa foram cotados para o papel. Entretanto, ele conhecia a história relacionada a Stevie Ray Vaughan, que, infelizmente, faleceu em um acidente aéreo em 1990. “Eu só sabia de Stevie Ray Vaughan porque ele disse em uma entrevista, muitos anos atrás”, comentou.