A Fender lançou mais um modelo de sua linha híbrida Acoustasonic, que alia guitarra e violão. A novidade da vez é a Fender Acoustasonic Jazzmaster, que se junta às anteriores em shape de Tele e Stratocaster.
Assim como os outros, a Fender Acoustasonic Jazzmaster une características e guitarra e de violão em um instrumento só. O produto conta com um corpo oco, sistema próprio de ressonância, captação característica e outros recursos.
A inspiração visual e em sonoridade, claro, é a guitarra Jazzmaster original, lançada em 1959 e usada por nomes como Pete Townshend (The Who), Thurston Moore (Sonic Youth) e J. Mascis (Dinosaur Jr), entre outros.
Como novidades, a Acoustasonic Jazzmaster aposta em dez configurações distintas que misturam o estilo do corpo e a timbragem da madeira. Quatro delas são inéditas e usam o shape maior do instrumento para obter tonalidades diferentes.
Tudo isso é operado pelo sistema Acoustic Engine, desenvolvido em parceria com a Fishman, e obtido com auxílio do captador humbucker signature de Tim Shaw, o Acoustasonic Shawbucker. Um blend knob permite a seleção e a combinação dessas dez configurações.
No que diz respeito à sua construção, a Fender Acoustasonic Jazzmaster tem sua estrutura de corpo e braço toda em mogno, com escalas em ébano. São, ao todo, cinco opções de acabamento: Ocean Turquoise, Natural, Tungsten, Tobacco Sunburst e Arctic White.
Bill Martinez, VP da categoria de produtos acústicos e Squier da Fender, comentou em nota: “O culminar de 5 anos de design, construção e refinamento do formato e da tecnologia desta guitarra foi uma jornada de orgulho. A Jazzmaster se tornou icônica por músicos criativos que buscavam uma guitarra que pudesse produzir sons únicos – e a Acoustasonic Jazzmaster expande esta tradição.”
Lindsey Buckingham, ex-guitarrista e vocalista do Fleetwood Mac e um dos músicos convidados a divulgar o produto, completou: “Embora eu esteja com esta nova Jazzmaster há pouco tempo, posso ver que ele tem muitas utilidades no estúdio. Estou ansioso para conhecê-la um pouco melhor. O violão sempre foi minha alma gêmea e alter ego; isso me levou a um lugar onde tive meu próprio estilo. Sempre que posso adotar essa abordagem mais orquestral, eu o faço, e a Acoustasonic Jazzmaster permite que você faça exatamente isso”.
Fender Acoustasonic Jazzmaster
No exterior, a Fender Acoustasonic Jazzmaster está disponível no valor de US$ 2 mil (cerca de R$ 11,6 mil, na cotação atual e em transação direta). Ainda não há informações sobre lançamento do produto no Brasil. Mais informações no site da fabricante.