Diversos músicos já tocaram guitarras com 7, 8 ou 12 cordas com o objetivo de obter uma sonoridade mais pesada ou ter mais opções de arranjos. O guitarrista de jazz Pat Metheny, entretanto, é dono de um curioso violão com nada menos do que 42 cordas.
O “instrumento único”, batizado de “Pikasso”, foi construído em 1984 pela luthier canadense Linda Manzer a partir de um pedido de Pat.
“Mostrei para ela um rascunho e perguntei se era possível fabricar um violão com 42 cordas. Desde então, já usei ele em várias ocasiões na minha carreira”, revelou o músico.
A história sobre o violão de Pat Metheny veio à tona durante uma entrevista do guitarrista para a rádio da BBC, transcrita pela Ultimate Guitar. Durante a conversa, ele lembrou que chegou a utilizar recentemente o curioso instrumento na faixa “Für Alina”, que encerra seu novo disco “Road To The Sun”, lançado neste ano.
Pat Metheny e seu violão de 42 cordas
Ao longo de sua carreira, Pat Metheny utilizou seu violão Pikasso em diversos álbuns, como o “Quartet” (1996) e o “Imaginary Day” (1997). Para chegar nesse formato único, Linda desenvolveu o que chamou de design “Manzer Wedge”.
Funciona assim: o violão apresenta as laterais mais estreitas sob o braço para permitir que o guitarrista tenha visão de todas as cordas quando colocar o instrumento no pescoço. Além disso, o modelo apresenta dois furos e uma geometria pensada para facilitar o cruzamento das diversas cordas.
Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda