Desde o início de sua carreira, James Hetfield chama atenção pela maneira curiosa de segurar a palheta: o vocalista e guitarrista do Metallica utiliza o dedo do meio além dos habituais indicador e polegar.
Em uma antiga entrevista à Total Guitar, resgatada recentemente, o músico revelou o porquê de tal abordagem ao segurar a palheta. Ele explicou que os três dedos impedem que o acessório se mova e asseguram “mais estabilidade” na hora de tocar.
Tocar dessa forma “sempre fez sentido” para ele, já que essa era a maneira com que ele costumava segurar o lápis na época da escola. “Os professores diziam que estava errado e batiam em mim, mas simplesmente funcionava para mim”, observou.
A palhetada de James Hetfield
Em outro ponto do bate papo, o frontman do Metallica afirmou que já tentou tocar da forma convencional – com apenas dois dedos – para ver como se sentia. Todavia, não conseguiu o mesmo resultado que a adição do dedo do meio proporciona.
Famoso pela palhetada rápida e precisa sempre para baixo, James Hetfield desenvolveu uma maneira particular de compor e tocar riffs. O estilo de palhetar que acabou contribuindo para definir a sonoridade do Metallica fica evidente em músicas mais velozes, como “Master of Puppets”.
Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda