O equipamento de Joe Bonamassa inclui diversos modelos de guitarra, amplificadores e pedais de efeito utilizados pelo músico ao longo de seus quase 30 anos de carreira. Na lista abaixo, a Guitarload reuniu uma série de instrumentos utilizado pelo guitarrista, como itens de sua vasta coleção de Gibson e Marshall.
Nesse sentido, a maioria das guitarras de Joe Bonamassa são modelos da Gibson, como a Gibson SG Standard, Gibson Les Paul 1960, Gibson ES-330 e Gibson Firebird I. Existem também diversas guitarras da Fender, como a Fender Blackguard Telecaster 1954 e a Fender Jazzmaster.
Já no caso dos amplificadores, Joe Bonamassa já utilizou inúmeros modelos Marshall, como o JCM DSL 100 Dual Super Lead 2-Channel, Marshall Class 5 e Marshall JTM45 45W Tube Guitar Amp Head.
Por fim, os pedais incluem uma série de efeitos como o Boss DD-3 Digital Delay, Boss RV-5 Digital Reverb, Fulltone Supa-Trem ST-1, TC Electronic Stereo Chorus Flanger e o clássico Ibanez TS808 Tube Screamer.
Equipamento de Joe Bonamassa: guitarras
Fender Jazzmaster
A Fender Jazzmaster 1964 de Joe Bonamassa foi comprada pelo guitarrista em uma loja em Ohio. Segundo ele, a guitarra é o “principal modelo” da Fender, superando outros como Telecaster e Stratocaster.
Gibson SG Standard
Em uma foto postada em suas redes sociais, Joe Bonamassa revelou quatro Gibson SG de sua coleção. “Esse quarteto apresenta cores personalizadas. São modelos de 1965 a 1968. Da esquerda para a direita: 67’ Black Trini Lopez, 65’ Pelham Blue EB-OF, 68’ SG em Pelham Blue e uma matadora 68’ Burgundy”, disse.
Fender Blackguard Telecaster
No seu site oficial, Joe Bonamassa escreveu sobre esse modelo “especial e lendário”. “Esta é uma Fender Telecaster de 1954. Feita em abril de 54. Esta é a última da lendária série Blackguard. Essas guitarras são especiais e soam como nenhuma outra Telecaster”, explicou
Gibson Les Paul 1960
Apelidada carinhosamente de “Batman” por Joe Bonamassa, sua Gibson Les Paul 1960 apresenta uma ponte Bigsby de fábrica. Segundo o guitarrista, o instrumento faz parte de um dos primeiros lotes de Les Paul já fabricados.
“O número de série dela é 0-0137, isso indica que é um dos primeiros lotes da Les Paul de 1960. Eu a chamo de ‘Batman’. Decidi renomear a guitarra para homenagear a ponte Bigsby instalada de fábrica e o acabamento estilo Batman sob a ponte”, comentou.
Gibson ES -330
O equipamento de Joe Bonamassa inclui seu modelo Gibson ES-330. Sobre o instrumento, o guitarrista afirmou que se trata de uma “ótima guitarra rítmica” e que é uma “excelente ferramenta para se ter no estúdio”.
Gibson Firebird I
Esse instrumento raro da coleção de Joe Bonamassa não apresenta tremolo e foi utilizada pelo guitarrista na música “Slow Train”, do álbum “Dust Bowl” (2011). Mais detalhes sobre a guitarra podem ser encontrados no vídeo abaixo, disponívele no YouTube oficial da Premier Guitar.
Equipamento de Joe Bonamassa: amplificadores
Marshall Silver Jubilee 25/55 100W Amp Head
Esse modelo de amplificador da Marshall foi um dos mais utilizados ao longo da carreira de Joe Bonamassa. Em vídeo no canal Harmony Central, o guitarrista revelou que o amp está presente em suas turnês por pelo menos 15 anos, sem quebrar nenhuma vez.
Marshall JCM 2000 DSL 100 Dual Super Lead 2-Channel 100-Watt Guitar Amp Head
Em entrevista para a Premier Guitar, Mike Hickey – técnico de guitarra de Joe Bonamassa – descreveu o Marshall JCM 2000 como sendo o “segredo” para o timbre de Bonamassa. Outros músicos renomados também já utilizaram esse modelo, como Paul Gilbert, Gary Moore e J Mascis.
Marshall Class 5
Entre os amplificadores do equipamento de Joe Bonamassa está o modelo Marshall Class 5. O músico já fez uma série de shows promovendo o amp, disponíveis no canal oficial de YouTube da Marshall.
Marshall JVM Series JVM410H 100-Watt Tube Guitar Amp Head
O amplificador Marshall JVM Series foi utilizado por Joe Bonamassa em algumas ocasiões ao vivo. Um exemplo foi sua apresentação durante o North Sea Jazz Festival, em Londres, no ano de 2009.
Equipamento de Joe Bonamassa: pedais de efeito
Boss DD-3 Digital Delay
Com três modos de delay, esse pedal permite uma variação de atraso de 12,5 até 800 milissegundos. Esse pedal é utilizado por Joe Bonamassa em seu pedalboard, junto com uma série de outros pedais.
Boss RV-5 Digital Reverb
Esse outro modelo da Boss também integra o pedalboard de Joe Bonamassa. O pedal oferece seis modos de reverb, incluindo a função “spring reverb”, que simula um reverb de mola. Outras características do pedal inclui a função modulate, que reproduz o efeito “chorus-verb”, além de entradas e saídas estéreo.
Fulltone Supa-Trem ST-1
Esse pedal de tremolo utilizado por Bonamassa chegou ao mercado em 1996 e já foi utilizado por artistas como Charlie Starr e John Scotfield. O equipamento traz um botão de footswitch que alterna entre o Soft Mode e o Hard Mode, além de contar com um botão de volume que acrescenta 15 dB ao ganho.
TC Electronic Stereo Chorus Flanger
Joe Bonamassa utilizou um pedal TC Electronic Stereo Chorus Flanger durante os shows da turnê “For The Three Kings”. Nesses shows, o guitarrista prestou homenagem a três grandes “reis” que são também seus ídolos: B. B. King, Albert King e Freddie King.
Ibanez TS808 Tube Screamer
O clássico Ibanez TS808 Tube Screamer não poderia ficar de fora da gear de Joe Bonamassa. Em entrevista recente ao Wong Notes, o musico deu sua opinião sobre o pedal, que não costuma ser dos mais caros.
“Precisa ser um daqueles com três botões. Se você estiver com pouca grana, sugiro o relançamento do Tube Screamer mesmo. Basta ligar o amplificador, aumentar o ganho e tocar! Ele custa em torno de US$ 179”, disse Bonamassa.