A Gibson anunciou o lançamento da nova Custom Shop 1964 Firebird V, que homenageia o guitarrista Johnny Winter, morto em 2014. Segundo a fabricante, o instrumento é uma “réplica completa” do original e todos os detalhes do instrumento foram preservados.
Entre os detalhes únicos estão os orifícios deixados pela remoção da ponte/vibrato Maestro Vibrola, o símbolo da Firebird apagado no escudo, ausência dos botões do potenciômetro e o aspecto envelhecido do acabamento Polaris White (creme).
“O Johnny Winter era uma lenda do blues-rock e era apaixonado pelo design da Firebird. Com esse lançamento, a Gibson prezou pela precisão dos detalhes mais conhecidos do instrumento do guitarrista”, diz a Gibson.
No que diz respeito às especificações, a nova Firebird de Johnny Winter apresenta corpo em nove camadas de mogno, braço do mesmo material e escala com 24,75’’ polegadas de indian roosewood. Já a captação é a Firebird Alnico 5 (braço e ponte) e a ponte é a No-Wire ABR-1. A guitarra também acompanha fotografias de Johnny Winter feitas pelo fotógrafo Mick Rock.
A nova Gibson Firebird de Johnny Winter
A nova Custom Shop 1964 Firebird V de Johnny Winter está sendo vendida no exterior por US$ 9 mil (cerca de R$ 50 mil, na cotação atual e em transação direta). Para mais informações, acesse o site da Gibson (em inglês).